quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SEGUNDO ENCONTRO - UNIDADE I

No encontro realizado no dia 09 de setembro de 2009 as atividades estavam voltadas para socialização dos conteúdos referentes a unidade I, particularizada na seção I (Integrando a matemática no mundo real: estudando a proporcionalidade na alimentação dos animais). O estudo da seção I foi explorada em sua totalidade e percebeu-se claramente a compreensão dos cursistas na temática explorada; todas realizaram as atividades exigidas e os resultados foram satisfatórios.
Pudemos ainda estudar a seção II (Construção do conhecimento matemático em ação: explorações matemáticas no campo conceitual da proporção). Como todas já haviam lido e tentado resolver as questões indicada no material, fizemos a socialização daqueles itens que deixaram dúvidas.
Alguns gráficos que precisavam se socializados foram colocados em formato PPS para que todos partilhassem/questionassem.
Finda a analise das seções anteriores, iniciamos Seção Coletiva I para a qual conduzimos materiais como balança, fita métrica. Nessa atividade a temática de trabalho foi o índice de massa corpórea – IMC. Cada um dos cursistas teve a oportunidade de fazer seus cálculos e descobrir se sua massa corpórea era a ideal. Ainda realizamos o cálculo do IMC da turma como forma de imprimir aquela temático no conhecimento adquirido. Vários resultados foram discutidos, como o fato de termos alguns colegas com obesidade mórbida.
Todas tiveram a oportunidade de compartilhar seus resultados e ainda de discutir sobre a necessidade no cuidados com a alimentação diária. É importante também ressaltar que foi levantado como um ponto de reflexão qual a melhor forma de conduzir a discussão sobre obesidade em sala de aula, sem que haja constrangimento para os alunos. Foi uma atividade descontraída e, perceptivelmente prazerosa.
Após a apresentação dos resultados da Seção Coletiva I, fizemos encaminhamento para a realização da Transposição Didática – como os temas da unidade poderiam ser conduzidos em sala de aula com os alunos.
Finalmente, realizamos a orientação para que se fizesse o relatório dos resultados da Transposição Didática. Também houve o encaminhamento para o início do estudo da Unidade II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário