quinta-feira, 17 de setembro de 2009

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA GESTAR II



No último dia 19 de agosto de 2009, em cerimônia realizada na Biblioteca Pública Municipal Prof. Vicente Sampaio, aconteceu o lançamento do Programa Gestar II. Na oportunidade estavam presentes o Prefeito Municipal de Palmácia, Antonio Cláudio Mota Martins, a Secretária Municipal de Educação, Nádia Muniz Saboya, vereadores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos além de pessoas da comunidade.
Os formadores do programa apresentaram para os professores-cursistas e autoridades os objetivos iniciais do programa, qual a metodologia adotada e, principalmente, como as ações executadas seriam revertidas para a sala de aula.
O Prof. Carlos Eduardo Pereira Lima, formador da turma de Língua Portuguesa, fez referência aos indicadores municipais nessa área e destacou o quanto é importante que todos estejam unidos em prol do aprendizado dos alunos. “O Gestar não será a solução para nossos problemas, mas através dele poderemos propor idéias que podem se conjugar em soluções” – acrescentou o professor.
A professora Deurenice Sales, dirigindo-se aos professores-cursistas relembrou-lhes da responsabilidade que estavam assumindo naquele momento: “O curso será exigente, mas com certeza todos nós seremos beneficiados” – comentou a professora.
A Secretária Municipal de Educação, Nádia Muniz Saboya, convidou os presentes a abraçarem a causa da educação e que professores, diretores, coordenadores, enfim, todos os que fazem a educação municipal se revestissem da coragem necessária para mudar a realidade dos indicadores municipais que mesmo não estando tão baixos, precisam ser elevados.
Na cerimônia podemos contar com a presença do grupo de Flauta Sonata e do Coral Canarinhos da Serra, ambos pertencentes a Escola de Arte CASULO. O coral brindou a todos com a “Canção de amor á Palmácia” e o grupo de flautistas com belíssimas cnações da cultura popular brasileira.
Ao final todos os cursistas receberam seu kit pedagógico e já com a agenda do primeiro encontro a ser realizado no dia 26/08.

HISTÓRICO DO MUNICIPIO DE PALMACIA


O município de Palmácia, situado no Maciço de Baturité, é uma cidade serrana, pitoresca e de povo acolhedor.
A população soma-se 10.008 habitantes conforme último censo realizado pelo IBGE. Sua principal fonte de renda ainda é a agricultura de subsistência e o cultivo, ainda rudimentar, da banana. O comércio é pouco desenvolvido e a maior fonte empregatícia consiste no serviço público.
O povo apresenta um espírito religioso muito vivaz e todas as festividades do município se realizam entorno da religiosidade popular.
Este ano (2009) Palmácia está comemorando 52 anos de emancipação política e ao longo dessas décadas tem lutado para oferecer ao povo de Palmácia serviço público de qualidade e condições para o desenvolvimento social de sua população.

Uma das grandes ações nesse sentido tem sido o investimento na formação de professores da rede pública municipal. Através de programas oferecidos pelo MEC, SEDUC e outras entidades estamos capacitando nosso corpo docente nas mais diversas áreas do conhecimento. Esperamos dessa forma que nossos alunos sejam beneficiados, pois acreditamos que se os professores estão sendo qualificados os resultados na sala de aula serão bem melhores. Mas não é somente na qualificação que está o incentivo para o professor, é preciso também a valorização do profissional.